sábado, 6 de junho de 2020

Blended Learning: Uma tendência na Educação

https://matheussolucoes.com/migrar-ensino-hibrido-blended-learnig/

O que é Blended Learning? 

Blended em inglês significa misturar e Learning aprendendo. A expressão Blended Learning se refere a misturar o aprendizado, mesclar ensino tradicional com recursos tecnológicos.

     Nesse modelo o ensino passa a mesclar momentos presenciais tradicionais, onde o professor é responsável pelo controle da aula, o tempo, o conteúdo e a forma com que a informação chega ao aluno. Nos momentos virtuais o aluno assume o controle da sua aprendizagem.
   Como professores, devemos ser cuidadosos em não transformar esse momento autônomo em uma sala de aula fechada, tradicional com recursos tecnológicos.
    O aluno precisa se apropriar desse momento para ser protagonista da sua própria produção de conhecimento.
    O aprendizado híbrido atrai muitas pessoas por permitir maior controle dos seus estudos, mas ainda assim ter o apoio do professor. O aluno não se sente sozinho!Mas, tem liberdade e autonomia, além de desenvolver pesquisas e aprender – fazendo.
   Ao digitar uma pesquisa na internet somos bombardeados por sites e blogs cheios de informação. No  Brasil a pesquisa mais recente que temos é de 2017 conduzido pela Big Data Corp, nos diz que existem mais de 10 milhões de sites, destes,  mais de 5,5 milhões são blogs. Podemos ter certeza que esse número já foi ultrapassado. É muita informação!

   Além de softwares e sites de pesquisa, podemos contar com aqueles projetados para ampliar a produção de conhecimento. São “sites que ensinam a criar sites”, isso mesmo! Sites que armazenam e facilitam a criação de blogs que carregam conteúdos de estudo e informações diversas, desde receitas saborosas a conteúdos acadêmicos de pesquisa.
Crédito da foto Tecnologia Pyme.


    A nova geração de estudantes sabe usar muito bem todas essas ferramentas com muita facilidade, por isso podemos usar e abusar desses recursos em sala de aula.
  Momentos de busca de informações, conceitos e significados, contextos históricos podem facilmente incorporar recursos tecnológicos, onde os alunos selecionam as informações mais relevantes para compor sua linha de pesquisa.
Podemos ainda utilizar esse recurso como atividade, criando blogs para a turma, onde podem publicar seus textos e imagens de forma moderna e atraente.
   Claro que tudo isso necessita da mediação do professor, acompanhando e revisando textos , para garantir a qualidade do blog.
    Existem também detalhes á serem considerados, como a ética na internet, a linguagem a ser utilizada, cuidado com a veracidade das informações, além de erros ortográficos e semântica nos textos publicados, além disso, é importante que o professor tenha a autorização dos pais para realizar esse projeto.
   Temos ainda mais uma questão a ser considerada, a acessibilidade digital. Com tantos textos informativos precisamos pensar naqueles em que necessitam de algo mais para interagir com o conteúdo, como recursos de audiodescrição e Interpretação de Libras. Considerar o público alvo, garantindo que todos tenham a oportunidade de acessar as informações publicadas.
    A criação de blogs em sala de aula envolve muito trabalho e atenção tanto dos alunos como dos professores, não apenas durante a sua criação, mas também a sua manutenção, com adição de conteúdos e a revisão das informações já publicadas, para que não fiquem ultrapassadas.
   Professores e alunos atuam em um trabalho colaborativo na produção de novos conhecimentos de forma autônoma. Aprendem a se relacionar uns com os outros e com a internet de forma qualitativa, onde passam a utilizar sites e softwares não apenas para diversão, mas como laboratório de pesquisas e divulgação.

Conclusão
   Acredito que a tecnologia pode ampliar e agilizar nossas produções e pesquisa, mas precisam ser bem direcionadas e estudas a fundo, quanto as suas possibilidades e limites.
     Ainda temos muito o que aprimorar no sentido de utilizar-las em sala de aula. O ensino híbrido está se tornando cada vez mais comum, e hoje necessário devido às novas relações de interação impostas pela pandemia global.

   Você já experimentou o ensino híbrido, como professor ou como aluno? Compartilhe sua experiência com a gente, deixe seu comentário! ;)
  
Referências Bibliograficas
1-Canaltech. Dos 10 milhões de sites brasileiros, mais da metade são blogs https://canaltech.com.br/internet/dos-10-milhoes-de-sites-brasileiros-mais-da-metade-sao-blogs-103482/ acessado em 06/06/2020.
2-Educação hibrida no ensino superior. ABREU, Z.H.L.; MACHADO, A. F. Estação Científica - Juiz de Fora, nº 19, janeiro – junho / 2018 https://portal.estacio.br/media/3730413/a-educa%C3%A7%C3%A3oh%C3%ADbrida-no-ensino-superior.pdf acessado em 06/06/2020.
3-Porvir. Inovações em Educação.https://porvir.org/ensino-hibrido-ou-blended-learning/ Acessado em 06/06/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário